Branqueamento dentário: Clínica Dentária Jardim dos Arcos, em Paço de Arcos

Branqueamento Dentário. Perguntas frequentes.

Durante o Branqueamento/Clareamento dentário é preciso ter cuidado com alimentos que sabemos serem potencialmente cromogénicos ou seja alimentos com corantes artificiais ou naturais que se impregnam nos poros do esmalte dentário manchando-os ou escurecendo-os?

A evidência científica atual baseada  em ensaios clínicos controlados sugere por exemplo que nem o café nem o chá nem mesmo o vinho tinto interferem consideravelmente com o resultado do tratamento.

branqueamento dentario

Posso usar minha goteira com 10% de peróxido de carbamida apenas 2 horas por dia?

Sim mas levará mais tempo para alcançar o efeito de desejado em comparação com o uso nocturno (7 a 8 horas/dia). A  evidência clínica atual sugere que o uso da goteira com o gel de peróxido de carbamida a 10%  durante a noite, resulta em dentes mais brancos e um resultado mais durável ​​do que o clareamento alcançado  quando se usa a goteira como gel a 10% por apenas algumas poucas horas por dia.

A minha filha adolescente quer fazer um Branqueamento/Clareamento Dentário. É um procedimento seguro para ela?

A opinião mais ou menos generalizada  é que são necessárias  evidências mais fortes para recomendar  a técnica de Branqueamento/Clareamento Dentário com goteiras com gel a 10% a crianças e mesmo adolescentes.

Tenho algumas restaurações  a composito amarelados nos dentes da frente. Com o Branqueamento/Clareamento dentário é espectável que fiquem mais brancas?

Com o Branqueamento/Clareamento dentário as restaurações antigas até  podem  em alguns casos parecer um pouco mais brancas como resultado da oxidação do pigmento da superfície, mas na maioria dos casos os  materiais de restauração dos dentes (resinas compostas) não alterarão de cor.

Assim essas restaurações antigas deverão ser substituídas por resinas novas de cor selecionada de forma a tornar o sorriso mais uniforme.

Clínica Dentária Jardim dos Arcos, Oeiras

Os resultados da técnica de Branqueamento/Clareamento dentário com Tiras/Streaps de peróxido de hidrogénio a 6% são semelhantes aos resultados obtidos com a técnica de goteiras com gel de peróxido de carbamida a 10% prescrito por dentista para usar durante a noite?

Um dos poucos estudos independentes concluiu que os resultados usando tiras/streaps de clareamento de peróxido de hidrogênio a 6% se aplicadas duas vezes ao dia por 30 minutos de cada vez durante 2 semanas não são tão bons quanto os resultados obtidos usando a técnica de branqueamento feito em regime de ambulatório com goteiras e gel de peróxido de carbamida a 10% usadas durante 2 semanas.

Outro estudo concluiu que algumas marcas de tiras/streaps de branqueamento são ineficazes e existe mesmo uma revisão sistemática que sugere uma avaliação independente deste tipo de produtos de Branqueamento/Clareamento dentário.Outro aspecto a ter em conta é que as tiras/streaps de Branqueamento /Clareamento dentário ao contrário do que se possa imaginar também causam sensibilidade dentária e irritação gengival.

A solução é optar por marcas de confiança e evitar a aquisição independente de geis de branqueamento.

Em suma, o Branqueamento/Clareamento dentário em ambulatório com goteiras e gel de peróxido de carbamida a 10% prescrito por Dentista é mais seguro e eficaz que qualquer tratamento de Branqueamento/Clareamento dentário feito com tiras/streaps impregnados de peróxido de hidrogénio a 6% ou similar.

Qual é a evidência clínica da técnica de Branqueamento/Clareamento dentário com peróxido de carbamida a 10%?

A maioria dos estudos clínicos mostram que a técnica de Branqueamento/Clareamento dentário noturno prescrito pelo dentista com goteiras com peróxido de carbamida a 10% é o método mais seguro e eficaz. Embora concentrações mais altas de peróxidos resultem em uma taxa mais rápida de Branqueamento/Clareamento, o resultado final é semelhante.

Além disso, concentrações mais baixas de peróxido de carbamida resultam em menor incidência de sensibilidade do que concentrações mais altas. A durabilidade do efeito de Clareamento é outro fator que precisa ser levado em conta.

Pacientes que tinham clareado os dentes usando peróxido de carbamida a 10% em goteiras adaptadas foram contactados pelo menos 10 anos após o tratamento e conclui-se que a satisfação do paciente com esta técnica de Clareamento/Branqueamento dentário dura em média de 12,3 anos post-tratamento.

Endodontia com Microscópio Clínico

Como Dentista também utiliza a técnica de Branqueamento/Clareamento dentário no consultório ou só prescreve técnica de Branqueamento/Clareamento dentário em ambulatório.

No caso da Clínica Dentária Jardim dos Arcos, já faz alguns anos que pusemos a técnica feita em consultório dentário com recurso a fontes de calor (lâmpadas) que se aplicavam directamente sobre os dentes completamente de parte e explicamos a quem nos indaga, as razões de tal opção  que são até então desconhecidas pela maioria desses pacientes:

    1. A técnica de Branqueamento/Clareamento dentário em consultório pode implicar várias sessões (normalmente 60 minutos cada) até se obter um clareamento aceitável dos dentes.
    2. Os pacientes também são informados de que a técnica de Branqueamento/Clareamento dentário feita em consultório tem maior probabilidade de causar sensibilidade dentária do que a técnica de ambulatório com goteiras adaptadas e gel de peròxido de carbamida a 10%.
    3.  Finalmente explicamos que os resultados obtidos com a técnica de ambulatório garante resultados idênticos com muito menos desconforto e risco. Apenas leva mais tempo a alcançar os ditos resultados.

O flúor ajuda na prevenção da sensibilidade durante o Branqueamento/Clareamento dentário?

Sim o  uso de flúor ou melhor fluoreto de sódio diariamente após o Branqueamento/Clareamento dentário com peróxido de carbamida não afeta a eficácia do tratamento e pode reduzir a intensidade da sensibilidade dentária.

O recurso a concentrações mais altas de peróxido de carbamida resulta em dentes mais brancos?

A evidência atual de ensaios clínicos controlados sugere que concentrações mais altas resultam em uma taxa mais rápida de clareamento do que concentrações mais baixas mas  o resultado final é semelhante. Além disso após 1 ano o uso do gel de peróxido de carbamida a uma concentração de  16% não aumenta a longevidade do efeito clareador em comparação com uma concentração do gel de peróxido de carbamida a 10%.

No entanto podemos afirmar que o aumento de concentração de 10% para 16% acarreeta uma incidência ligeiramente maior de sensibilidade dentária.

Qual a melhor concentração de peróxido de carbamida para fazer Branqueamentos/Clareamentos dentários nos pacientes?

A  eficácia do peróxido de carbamida a 10% é semelhante àeficácia do mesmo produto em maior concentração; portanto, recomendamos apenas o uso de gel de peróxido de carbamida a 10% de peróxido de carbamida, exceto em casos muito particulares como seja o branqueamento externo de dentes ligeiramente descoloridos tratados endodonticamente (desvitalizados)  em que a descoloração/mancha seja recente.

Se quer fazer um branqueamento consulte o seu Médico-Dentista.

Qual é a duração recomendada para os  Branquementos/Clareamentos dentários feitos com goteiras em ambulatório?

Informamos os nossos pacientes que descolorações quer sejam causadas pelo envelhecimento quer sejam causadas por uma alimentação desapropriada (abuso de alimentos com corantes sejam naturais ou artificiais que impregnam através dos poros do esmalte) alcançam uma cor mais clara satisfatória após 2 a 4 semanas de clareamento durante a noite com goteiras com gel de peróxido de carbamida a 10%. No entanto, esse resultado depende da adesão do paciente (é importante usar as goteiras diariamente).

Para tons de cinza que correspondem às tonalidades C e D da escala ou guia de cores Vita Classica, recomendamos 4 a 6 semanas de clareamento noturno com peróxido de carbamida a 10%.

Nestes casos de dentes com tonalidades cinzentas é espectável no final do tratamento a existência de uma área residual mais escura no terço cervical dos dentes (zona do esmalte junto à gengiva).

Qual o melhor agente dessensibilizante para prevenir/reduzir a sensibilidade dentária mais ou menos frequente durante e após um Branqueamento/Clareamento dentário com recurso a peróxidos (peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogénio)?

São fortes as evidências de que o único dessensibilizador que demonstrou reduzir a sensibilidade durante o tratamento de clareamento é o Nitrato de Potássio. A evidência mostra também que a combinação de Nitrato de Potássio com Fluoreto de Sódio sob a forma de pasta dentífrica é capaz de prevenir a sensibilidade dentária se começado a ser usado 2 semanas antes de iniciar o tratamento de Branqueamento/Clareamento dentário ou se aplicado em forma de gel 30 minutos antes da colocação das goteiras em boca.

A inclusão de Nitrato de Potássio na composição do gel clareador de peróxido de carbamida preconizado por algumas marcas de agentes branqueadores também ajuda na prevenção da sensibilidade dentária.

A técnica combinada de Branqueamento/Clareamento dentário que consiste em iniciar o branqueamento/clareamento dentário com uma sessão no consultório sob supervisão directa do dentista seguida pela técnica de goteiras adapatadas com peróxido em regime de ambulatório, também conhecida como técnica de “jump-start”, é mais eficiente que o recurso exclusivo à técnica em ambulatório?

A evidência atual baseada em ensaios clínicos controlados sugere que a técnica  branqueamento com uso exclusivo de goteiras adaptadas com peróxidos apresenta resultados finais semelhantes à técnica combinada . No entanto com a técnica combinada os resultados iniciais são visíveis imediatamente após se ter feito a componente inicial da técnica de Branqueamento/Clareamento dentário em consultório!

Medicina dentária vs Estomatologia

Os dentes escurecidos por Tetraciclina podem ser clareados com o recurso à técnica de Branqueamento/Clareamento dentário com goteiras e gel de peróxido de carbamida em ambulatório?

Sim, mas depende da intensidade da coloração. Manchas causadas por tetraciclinas suaves a moderadas respondem bem com a dita técnica de Branqueamento/Clareamento mas a durabilidade do branqueamento alcançado é bastante mais curta (até 6 meses!).

 É verdade que se tem de esperar pelo menos 2 semanas após a conclusão Branqueamento/Clareamento dentário antes do dentista proceder à substituição de restaurações antigas. Isso aplica-se à técnica de Branqueamento/Clareamento interno e externo?

Sim é verdade e este princípio aplica-se a todos os regimes e técnicas de branqueamento à base de peróxido.

Como sabemos que a concentração escrita na seringa corresponde à concentração de peróxido dentro da seringa?

A possibilidade de um desfasamento entre a concentração anunciada na seringa pela marca e a concentração real é muito grande!.

Estudos independentes encontraram concentrações reais 16% a 36% menores que a concentração indicada no rótulo!!!

 

1
Olá,
Como podemos ajudá-lo?
Powered by