Informação para Profissionais

Profissionais Medicina Dentária: Principais Fatores de Risco e Riscos Laborais

Profissionais de Medicina-Dentária: Principais Fatores Principais Doenças Profissionais Medidas de Proteção Recomendadas Nas instituições prestadoras de serviços dentários existem geralmente médicos dentistas (generalistas e/ou especializados), os ajudantes/auxiliares dentários, rececionistas e, por vezes, gestores/orçamentistas. Os principais fatores de risco/riscos laborais dos primeiros são o eventual contato com agentes biológicos; posturas mantidas/forçadas, movimentos repetitivos e vibrações; ruido; …

Profissionais Medicina Dentária: Principais Fatores de Risco e Riscos Laborais Read More »

Extração de sisos. informação importante para profissionais

A Uso de Antibióticos (Amoxicilina 500mg/8-8h ou em caso de alergia à Penicilina e/ou derivados, Claritromicina 500mg/8-8h) para prevenir complicações após extrações de dentes do siso. Eis algumas conclusões dum estudo efetuado em 2012 pelo Oral Heath Group da Cochrane: “Esta revisão avaliou se dar antibióticos aos pacientes que vão fazer uma extração dentária previne …

Extração de sisos. informação importante para profissionais Read More »

Problemática dos Bifosfonatos em Medicina-Dentária

Problemática dos Bifosfonatos

Pacientes que usam uma classe de medicamentos chamada bisfosfonatos, geralmente utilizada no tratamento da osteoporose e de algumas neoplasias, apresentam um risco acrescido de virem a desenvolver problemas a nível dos maxilares. A doença, chamada de osteonecrose bisfosfonada, provoca uma má cicatrização do tecido ósseo dos maxilares no decurso de intervenções a nível do osso …

Problemática dos Bifosfonatos em Medicina-Dentária Read More »

Anticoagulantes orais

Em cirurgia oral o risco de hemorragia nos pacientes que tomam anticoagulantes orais e não interrompem a terapêutica, deve ser pesado relativamente ao risco trombótico causado pela interrupção da toma dos ditos anticoagulantes. Em cirurgia oral menor, a mortalidade e morbilidade dos episódios tromboembólicos é maior comparativamente ao risco dos episódios hemorrágicos. A informação científica …

Anticoagulantes orais Read More »