Blog

Cartões de Saúde ou Planos de Saúde VS Seguros de Saúde

Um cartão ou plano de saúde não é o mesmo que um seguro de saúde! Conheças as diferenças, vantagens e inconvenientes de cada um destes produtos, pela Entidade Reguladora da Saúde. Ler em PDF: Seguro versus planos de saúde. Comunicado publicado originalmente no site da Entidade Reguladora da Saúde.
Ler+

Tudo o que precisa saber sobre higiene buco-dentária

Dentes com manchas, cáries dentárias e gengivites, entre outros problemas de saúde oral são muitas vezes preço a pagar por não lavarmos bem os dentes e a boca. E fazer esta higiene correctamente não tem nada de complicado nem de demorado, basta aprender. A escovagem dentária e o uso de fio dentário tem como função…
Ler+

Selante de sulcos e fissuras dos dentes

O que precisa saber sobre o selante de sulcos e fissuras dos dentes. Um selante de fissuras dos dentes é uma espécie de «verniz» que se aplica na superfície fissurada de molares e pre-molares definitivos sãos com o objectivo de prevenir o aparecimento de lesões de cárie dentária. A sua aplicação deve ser feita à…
Ler+

Teste que mede o risco de sofrer cáries?

Já existe um teste para medir o nosso risco à cárie, o que é interessante, pois da mesma forma que um paciente com maior risco de acidentes cardiovasculares deve assumir determinados cuidados para ter uma vida longa e sem precalços, também os pacientes com risco acrescido de cárie devem tomar algumas medidas para manter os…
Ler+

Próteses totais convencionais versus retidas por implantes

Problemas com retenção e estabilidade de próteses totais removíveis convencionais prejudicam a função, a estética, a saúde psicológica e as relações sociais de seus usuários. Reabilitações com próteses sobre implantes proporcionam maior segurança e conforto para os pacientes, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida. Na tese apresentada por Eduardo Pinto de Carvalho para obtenção do…
Ler+

Branqueamentos dentários

Actualmente os produtos usados para branqueamentos dentários estão abrangidos pela Directiva Europeia 2011/84/EU, que basicamente: Proíbe a comercialização de produtos para branqueamento dentário que contenham, mais de 6% de peróxido de hidrogénio ou o equivalente a 16,62% de peróxido de carbamida, independentemente do local em que essa utilização decorre, seja no consultório de medicina-dentária seja…
Ler+

Prótese fixa: um pouco de paciência!

Se colocou uma prótese fixa, não espere que os seus dentes novos (coroas ou pontes) se comportem imediatamente como os seus dentes naturais. Dê-lhes uma chance, pois a língua, bochechas, lábios e o próprio cérebro precisam de mais ou menos duas semanas para se ajustarem à nova situação. As coroas podem fracturar. Por isso, no…
Ler+

Estética dentária e ortodôncia (próteses)

A ortodontia, com a ajuda de próteses, pode representar uma opção de tratamento interessante para corrigir dentes mal posicionados e dessa forma obter os objectivos estéticos pretendidos sem desgastar os dentes. Recorre-se à ortodontia não só na idade infantil mas também em adultos. Conte com a nossa equipe médica para o aconselhar acerca do plano de tratamento que melhor…
Ler+

Estética dentária: restaurações indirectas (inlays, onlays) em resina ou cerâmica

As restaurações indiretas estão indicadas para os dentes posteriores (premolares e molares) quando os dentes apresentam cavidades grandes resultantes normalmente de cárie ou simplesmente para substituir restaurações antigas em amálgama de prata inestéticas, permitindo dessa forma devolver a sua forma, aspecto natural e função mastigatória. Em geral são feitas de porcelana ou resina laboratorial da cor do dente. Pesquisas…
Ler+