Disfunções da ATM (Articulação Temporo Mandibular)

A ATM atua como uma dobradiça entre o maxilar inferior e o crânio, permitindo-nos mexer o maxilar inferior e dessa forma falar, mastigar e bocejar.

Temos um par de articulações temporo-mandibulares, uma de cada lado da cabeça, ao nível das orelhas.

As principais causas de disfunção da ATM são:

1 – Bruxismo

2 – Deficiente oclusão/mordida;

3 – Desgaste do disco/cartilagem da ATM;

4 – Trauma resultante de acidente (ex: queda, acidente de viação).

As queixas a nível da ATM são frequentes e aparecem em diferentes estágios de evolução. Exemplos:

– Dificuldade ou desconforto ao mastigar;

– Dor ao nível do ouvido;

– Dor musculatura da face (espasmos);

– Dor de cabeça;

– Dor a nível cervical;

– Ruídos articulares ao abrir/fechar a boca;
– Desvios do maxilar inferior ao abrir/fechar a boca

– Limitação da abertura bucal ou em casos extremos impossibilidade de abrir ou fechar a boca.

O tratamento das disfunções temporo-mandibulares varia em função do tipo de disfunção e o sucesso do tratamento depende muito dum bom diagnóstico. O Objetivo principal do tratamento da ATM é reduzir a dor e secundariamente, se for o caso, reduzir o grau de deslocamento do disco.

Existem diferentes abordagens terapêuticas. Exemplos:

– Medicação com Anti-Inflamatória e Relaxantes musculares para controlo da dor, inflamação e espasmos muscular;

– Uso de goteiras apropriadas a cada caso (aparelhos em resina adaptados aos dentes dum dos maxilares);

– Fisioterapia que inclui massagem localizada, exercícios de mobilidade articular, ultrasom ou neuroestimulação elétrica transcutânea (TENS).

DICA: O uso de calor localizado costuma aliviar as crises!

– Desgastes dentários seletivos;

– Ortodontia para corrigir eventuais desalinhamentos e relações dentárias deficientes que possam contribuir com instabilidade muscular/articular;

– Reabilitação protética com próteses removíveis ou fixas, seja para substituição dos dentes em falta seja para substituição de próteses existentes desadaptadas que provoquem instabilidade (muscular e/ou articular)  mastigatória.

– Viscosuplementação é uma técnica minimamente invasiva que envolve a injeção intra-articular de ácido hialurónico com o objetivo de promover a dilatação do espaço articular e em alguns casos facilitar a retração do disco. Graças às suas propriedades lubrificantes, o ácido hialurónico melhora a viscoelasticidade do liquido sinovial e reduz a fricção das superfícies articulares impedindo a formação de aderências que dificultam os movimentos articulares. Além disso, o ácido hialurónico possui também propriedades anti-inflamatórias que reduzem a inflamação dos tecidos retrodiscais afectados, principal causa da dor.

– Tratamento cirúrgico nomeadamente Artrocentese e Artroscopia que  são técnicas usadas ​​quando os outros tratamentos conservadores não funcionaram . Atualmente, a artroscopia é a primeira opção entre as técnicas cirúrgicas, pois é menos invasiva e menos agressiva que a técnica  de cirurgia aberta da ATM.

DICA: A par de todo e qualquer tratamento é de extrema importância  aprender técnicas de controlo de stress, essenciais para a melhoria das tensões músculo-articulares como sejam o Yoga, Meditação, Tai-Chi ou Chi-Kung que servem de suporte às demais opções terapêuticas.