Pacientes que usam uma classe de medicamentos chamada bisfosfonatos, geralmente utilizada no tratamento da osteoporose e de algumas neoplasias, apresentam um risco acrescido de virem a desenvolver problemas a nível dos maxilares.
A doença, chamada de osteonecrose bisfosfonada, provoca uma má cicatrização do tecido ósseo dos maxilares no decurso de intervenções a nível do osso maxilar (sobretudo extracções dentárias), sobretudo se o osso em questão fica exposto por uma qualquer complicação. A doença desenvolve-se em pacientes que usaram os referidos medicamentos por vários anos, pois os seus efeitos podem durar até uma década.
Bisfosfonatos são administrados nas formas endovenosas e oral. “Os que usam a forma endovenosa correm maior risco”, diz o Dr. Mark J. Steinberg, chefe da cirurgia bucomaxilo facial da Loyola University Medical Center, em Maywood.
A forma endovenosa é usada como quimioterapia em pacientes com neplasias ósseas ou outro tipo de neoplasias que desenvolveram metástases para os ossos. Dr. Steinberg recomenda que as pessoas que forem submeter-se ao uso da forma endovenosa deveriam anteriormente procurar o dentista para tratar qualquer cárie, ferimento causado por próteses, doenças periodontais ou doenças que possam causar infecções, como dentes do siso inclusos. E porquê? Para tratar previamente toda e qualquer lesão antes do inicio da toma dos bifosfonatos e dessa forma reduzir a probabilidade de complicações.
A forma oral do bisfosfonato é usada no tratamento de osteoporose. O risco de problemas dos maxilares é baixa quando o medicamento é administrado por via oral, no entanto recomenda-se aos pacientes que comuniquem aos respectivos dentistas tal facto.
O risco potencial deve ser particularmente considerado aquando da associação terapêutica Avastin® (bevacizumab) + bifosfonatos via endovenosa.
Exemplos de Bofosfonatos mais comuns (Alendronato ou ácido Alendronico)
- Alendil®
- Adronat®
- Bonalen®
- Cleveron®
- Endronax®
- Endrostan®
- Endrox®
- Minusorb®
- Ossomax®
- Ostenan®
- Osteofar®
- Fosamax®
- Osteoral®
- Osteotrat®
- Recalfe®
- Adrovance®
- Fosavance®
Zolendronato ou ácido Zoledrónico
- Aclasta®
- Zometa®
- Blazere®
Ácido Ibandrónico
- Bonviva®
Risedronato de sódio
- Actonel®
- Norifaz®
- Zectoel®