Restaurações e facetas

Restaurações e facetas

Restaurações directas a resina composta ou compósito fotopolimerizável/laminados ou facetas directas de resina composta.

Processo relativamente simples e indicado para:

  • mascarar algumas manchas refractárias ao branqueamento dentário
  • tratar alguns casos de dentes cariados
  • tratar alguns casos de dentes fracturados
  • substituição de restaurações antigas em amálgama de prata

Após limpeza dos dentes (remoção de manchas ou cáries), os mesmos são sujeitos a um desgaste ligeiro, seguido de um “ataque ácido leve” com o intuito de criar microretenções no esmalte/dentina.

De seguida são aplicadas de forma mais ou menos artística sucessivas camadas de uma resina mole de cor selecionada que endurecerá mediante a aplicação de uma luz ultravioleta de alta intensidade.

No final procede-se ao respectivo acabamento e polimento com brocas próprias, discos e borrachas.

Quando a recobertura com resina composta da superfície do dente é total chama-se “laminados” ou facetas diretas de resina composta.

A longevidade média deste tipo de tratamento é de 3 a 8 anos. Pode ser necessário a reparação ou a substituição mais frequente, tudo depende da técnica usada pelo dentista e dos cuidados pessoais dos respectivos pacientes.

Estas restaurações não são tão resistente como o nosso esmalte. Por isso recomenda-se alguns cuidados como:

  • evitar morder alimentos duros como gelo, costeletas, côdeas de pão, pipocas, chocolate, biscoitos e outros alimentos crocantes
  • escovar os dentes normalmente e usar fio dental pelo menos uma vez ao dia
  • fazer uma limpeza profissional duas vezes por ano para remoção de manchas deixadas pelos alimentos que se vão acumulando nos espaços microscópicos da superfície
  • Não roer as unhas
  • Se apesar destes cuidados todos, as restaurações fracturem repetidamente, desconfiar de “bruxismo dentário” ou ato de ranger os dentes à noite. Nestes caso pode ser necessário o seu dentista construir um protetor de mordida que minimize danos nos dentes e, a medio prazo, também na articulação temporo-mandibular (ATM).

Advertência seja feita aos fumadores inveterados e/ou que ingerem muito café ou chá: “os dentes restaurados com este tipo de tratamento são mais susceptíveis a manchas ainda que as superfícies das ditas restaurações sejam bem polidas. A alternativa são as facetas e coroas de porcelana”.

As grandes vantagens deste tipo de tratamento são:

  • técnica que permite conservar muito mais estrutura do dente que as restaurações indiretas (facetas ou coroas feitas em laboratório seja em resina ou porcelana)
  • custo menor que as restaurações indiretas
  • permitem resolver determinados problemas estéticos de forma imediata, problemas esses que poderão mais tarde ser solucionados com um tipo de tratamento mais indicado (facetas ou coroas feitas em laboratório).

Restaurações e facetas: contacte-nos!

Conte com a nossa equipe médica para o aconselhar acerca do plano de tratamento com restaurações e facetas que melhor se adequa às suas pretensões.

Leave a Comment