Problemas com retenção e estabilidade de próteses totais removíveis convencionais prejudicam a função, a estética, a saúde psicológica e as relações sociais de seus usuários. As reabilitações com próteses sobre implantes proporcionam maior segurança e conforto para os pacientes proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida.
Na tese apresentada por Eduardo Pinto de Carvalho para obtenção do grau de Mestre em 2000, foi avaliada a qualidade de técnicas reabilitadoras oferecidas aos pacientes. Para isso foram feitos controles durante e após os tratamentos realizados. Com objetivo de discutir e oferecer metodologias simples e reproduzíveis para verificação da Capacidade Mastigatória (CM), do Nível de Satisfação (SAT), da Eficiência Mastigatória (EM) e da Performance Mastigatória (PM), foram avaliados em três momentos distintos, 16 pacientes desdentados totais reabilitados com próteses fixas inferiores sobre implantes, sob carga imediata. A CM e o SAT, fornecidos por respostas a questionários pelos próprios pacientes, e a EM, obtida por testes de mastigação com amêndoas, foram significativamente maiores nos momentos 30 dias e 4 meses após tratamento em relação ao momento pré-operatório, quando ainda eram portadores de próteses totais removíveis convencionais superior e inferior. A PM, obtida por testes de mastigação, mostrou diferenças significativas entre os momentos pré-operatórios, 30 dias e 4 meses após tratamento realizado.
Observou-se que a reabilitação com próteses totais sobre implantes proporcionou melhor qualidade de vida.
Próteses totais: contacte-nos!
Conte com a nossa equipe médica para o aconselhar acerca do plano de tratamento com próteses totais que melhor se adequa às suas pretensões.