As restaurações indiretas estão indicadas para os dentes posteriores (premolares e molares) quando os dentes apresentam cavidades grandes resultantes normalmente de cárie ou simplesmente para substituir restaurações antigas em amálgama de prata inestéticas, permitindo dessa forma devolver a sua forma, aspecto natural e função mastigatória.
Em geral são feitas de porcelana ou resina laboratorial da cor do dente. Pesquisas mostram que as restaurações indiretas em cerâmica podem ser tão resistentes quanto os dentes naturais.
A técnica consiste em remover a cárie ou restauração antiga, efetuar uma moldagem do dente preparado que será enviada para o laboratório que confeccionará a dita restauração indireta (inlay ou onlay) em resina ou em porcelana. Durante o período de fabrico o dente preparado será recoberto por um material provisório, o qual será removido no momento da cimentação. De seguida o dente já restaurado será polido.
Este tipo de restauração além da estética apresenta como vantagens adicionais:
- melhor adaptação, acabamento e polimento das margens da restauração;
- anatomia mais correta nomeadamente no que respeita ao ponto de contacto;
- o facto de ser feita em laboratório e não em boca (ausência de saliva, sangue, etc.), permite um maior controlo do endurecimento que se traduz numa melhoria significativa das suas propriedades físicas e mecânicas.
Conte com a nossa equipe médica para o aconselhar acerca do plano de tratamento que melhor se adequa às suas pretensões.
Ler+: Facetas.