Patologia Oral

Mau hálito (halitose)

O diagnóstico, tratamento e prevenção do mau-hálito tem vindo a ganhar cada vez mais interesse pelos profissionais da área da medicina-dentária. Os alimentos podem causar mau hálito por via oral e sistémica. Ainda que ao principio a maior parte da halitose seja de origem oral, ao fim de 3 horas a maioria do mau hálito tem origem sistémica.

Ardor bucal

O ardor bucal, muitas vezes descrito como uma sensação de dor ou queimadura da boca, sobretudo da língua, é na realidade caracterizado na maioria das vezes por uma tríade sintomática. Pode afectar qualquer pessoa, porém aparece mais frequentemente em mulheres a partir da meia idade.

Gengivite e periodontite

La gengivite es la fase inicial da doença periodontal, totalmente reversível com uma correcta higiene e profilaxia profissional. Consta basicamente de avermelhamento, engrossamento e sangramento das gengivas. Atenção que a gengiva em nenhum caso é suposto sangrar.

La Periodontite es la fase avançada da doença periodontal que se estende ao ligamento periodontal e ao osso alveolar. É a principal causa da perda de dentes no adulto.

Secura Boca

A secura de boca resulta duma insuficiente produção de saliva e pode ter várias causas como tabagismo, stress, ansiedade…

Bolha na boca

Bolha no lábio, bochecha ou pavimento da língua. Bolhas que surgem na boca são muitas vezes resultado da rutura de um ou vários ductos salivares normalmente por trauma como sejam as auto-mordeduras repetitivas ou quando uma glândula salivar sofre uma obstrução.

Lesão branca boca

Lesão branca boca – tipo leucoplasia. Placas brancas não raspáveis, geralmente assintomáticas, após confirmação análise histopatológica que exclua qualquer outra patologia clinicamente semelhante (ex. Líquen plano, Candidíase).